domingo, fevereiro 04, 2007

Sonhar com o impossível...

Eu, definitivamente, não tenho mais estômago para assistir noticiário: é desvio de verba pública, rombo da previdência, aquecimento global, seqüestro, morte, atentado, intolerância religiosa... Por outro lado, sei bem que se manter desinformado é também ser alienado, individualista e contribuir para uma estrutura cretina que quer nos enfraquecer e nos fazer sentir impotentes ou anestesiados a ponto de vermos todas essas coisas e não termos mais a capacidade de nos chocar.

Mas afinal, do que adianta ter informação e não poder fazer nada com ela ou contra ela? Eu já fui instigada a fazer milhares de coisas contra as mazelas do mundo porque elas ainda me chocam, me deixam triste e com o coração em fragalhos.Isso numa época de muita ingenuidade em que eu achava possível solucionar os problemas do mundo e consequentemente, tornar o planeta um lugar mais possível de se viver.
O segundo momento foi quando me envolvi num projeto,com o qual ainda me identifico, exceto por algumas formas de organização que se chocam com meu lado individualista ou que anseia por individualidade...Lá percebi,depois de algum tempo, que o mundo não será reformado e que seus problemas não serão resolvidos a curto prazo e, talvez, nem a longo prazo. A ficha caiu de que tudo o que acontece e ainda está para acontecer é um processo histórico que não será brecado.Ou seja, o mundo está fodido e continuará fodido até que um dia o mundo se acabe - interpretação minha e não do projeto. Entendi, finalmente, que as mazelas como fome, doenças, falta de acesso a educação, a saúde, a moradia decente, a algum lazer e o desenvolvimento de consciência e comportamento ambientais caso fossem solucionados e estimulados, ainda assim, não seriam suficientes para a construção de uma realidade justa. Seria um grande passo, eu, como certeza, não teria um coração tão partido se a realidade fosse outra.
O fato é que tudo isso estaria um pouco mais completo se começasse a acontecer uma transformação humana que ainda acho possível que aconteça, mas não na escala sonhada. O que seria querer a perfeição e hoje já não sou mais capaz de sonhar com isso. É como viajar a Plutão, voltar em pouco tempo e contar aos amigos como foi a experiência.
Alguma vez na vida devo ter sido defensora ferrenha da mudança humana, da compreensão irreal de atrocidades cometidas por seres que viveram o inferno e por isso o reproduzem, de pessoas que desprezam outras por sua posição social, seus pequenos poderes dentro de um ambiente ou pela quantidade de conhecimento acumulado.Ainda acredito em possibilidades de mudança, mas não total e, muito menos, irrestrita e não, não possuo a mesma tolerância de antes com acontecimentos atrozes ou com seres que os realizem.

Ainda não me fechei no meu mundo, totalmente,mas pode ser que isso aconteça em breve, ou nunca...Não posso fazer grandes afirmações, mas sei que não me entrego mais a certas crenças e a sonhos que nunca ousarão a se tornar realidade.

Nenhum comentário: