sexta-feira, maio 01, 2009

Frio na barriga

Eu tinha dito que esta seria a ultima semana do Otto comigo em casa e em tempo integral, mas não vai ser ainda. Marcamos tudo para o dia 11/05 por ser a melhor data para a responsável pela escola poder me acompanhar melhor na adaptação dele. O Daniel conversou com ela e depois me passou o telefone para eu telefonar e pedir mais informações que sempre sao passadas mais detalhadamente para a mãe.
E engraçado como torcemos para uma situação acontecer e quando ela esta prestes a rolar bate aquela friaca na barriga. Não que estivesse louca para colocar meu filho de um ano numa escola -vulgo creche- mas a vontade de voltar a trabalhar e ter um pouco de tempo para mim sempre existiu. Confesso que depois de conversar com a Sonia senti o coração apertado. 
Tenho uma amiga de longuissima data e mãe de dois filhos - o mais velho de 11 anos e o mais novo faz um ano esse mês, ficamos gravidas quase juntas dessa vez- que me disse que e mais doído  para nos  do que para eles. O primeiro filho dela, o Guilherme, foi para a escola com 6 meses e o pequeno André ainda fica em casa, mas ela já voltou a trabalhar ha algum tempo.
Uma coisa que me surpreendeu foi a saber que a adaptação leva apenas um dia. A Sonia disse que quanto mais a mamãe fica por perto mais complicado e para a criança se acostumar com a situação nova. Hoje minha cunhada que e pedagoga me explicou que funciona  assim mesmo porque a criança pode ficar confusa e entender que a mãe vai estar lá todo dia, o que piora tudo.
No meu mundo ideal - já devo ter citado isso por aqui antes- bebes deveriam ir a escola a partir dos 2 anos e a mãe deveria ter licença maternidade de 2 anos, mas sou errante profissional e nasci ao sul do Equador, essas coisas por aqui são sonho, meu e de muitas outras mães.
O que tenho a fazer agora e me preparar psicologicamente e ficar muito calma para transmitir essa calma para o Otto. Essa situação deve trazer muita choradeira minha e dele também, mas e a única forma de eu ir voltando para a vida, sair da minha zona de conforto - por mais absurdo que isso possa parecer vindo de uma mae de um bebe, isso da outro post inteirinho  - afinal, faz mais de um ano que praticamente hibernei socialmente, profissionalmente nem digo mais nada... Tenho que correr atras do que e necessário sem firula ou planos fabulosos. Quando estiver tudo definido, claro e, principalmente, sendo colocado em pratica para valer eu desembucho!!
Meu mantra atual e: falar menos e fazer mais! (alias, ha muito tempo mas e para controlar o fogo de palha de uma ariana com ascendente em libra...rs).

*Fiz umas rezas brabissimas para a Nossa Senhora do Teclado e estou quase me entendendo com o teclado malvado tomado por um exu que me obriga a escrever quase tudo sem acento.

Nenhum comentário: