sexta-feira, maio 08, 2009

Sonho de consumo

Em várias conversas descontraídas alguém sempre acaba fazendo um parêntese citando seu sonho de consumo. Aparentemente, todo mundo tem um , dois ou múltiplos Muitos deles baseados em necessidades diferentes que podem ser a ostentação, o prazer de compartilhar algo com outros ou simplesmente a idéia de que acumular coisas trará satisfação. 
Conheço gente que sonha com um porsche, outras que gostariam de uma casa bem grande...Eu quando penso em coisas que gostaria de ter sou uma decepção para os consumistas, por mais que me esforce nada me vem a mente. Se o sonho de consumo se expande um pouco e vai além das coisas palpáveis aí eu me delicio com um lugar chamado mundo. O mundo? Sim, gostaria de percorrer vários lugares dessa esfirra de carne - como diria o Karnak.
Se eu pudesse viajar amanha eu iria direto para a Croácia. Primeiro porque é lindo, segundo porque foge dos destinos comuns como Nova York, Londres, Paris -nada contra esses lugares comuns adoraria ser comum e ter a chance de visita-los. Tem praias maravilhosas -ok, o Brasil também tem, mas que mal faz conhecer a beleza de outros lugares? - uma cultura muuuuuito diferente a começar pelo idioma - e sua escrita- que não passa nem perto de entendermos meia palavra.
A curiosidade surgiu depois de assistir um episódio do E.R.,aquela série da Warner- um vício muito antigo- e um dos personagens, um médico, o ator Goran Visnjic , que é croata contava uma história sobre o dia que o filho dele sumiu numa praia na Croácia. E a outra personagem perguntava Tem praia na Croácia? Ele riu e respondeu Quilometros de praias lindas. A partir daí a semente da curiosidade se apossou do meu ser que passou a procurar em raras brechas do dia imagens e informações desse lugar que só tinha ouvido falar até entao por causa da guerra no início dos anos 90. 
Não vou colocar imagens aqui porque elas geralmente tem direitos autorais, mas fica o link para possíveis curiosos: http://www.google.com.br/search?source=ig&hl=ptBR&rlz=&q=croacia +fotos&btnG= Pesquisa+Google&meta=lr%3D&aq=f&oq=

Nenhum comentário: