quinta-feira, março 16, 2006

Ser um homem feminino!?

"...Nós mulheres somos todas meio lésbicas...", afirmou Almodóvar através de uma das atrizes do filme "Tudo sobre minha mãe". Quando vi o filme e o contexto em que essa frase foi dita concordei e acho que de certa forma ainda concordo. Mas pensando melhor acho que os homens são todos meio gays também. Isso em nenhum dos dois casos representa um problema, pelo menos não para mim.
Mulheres se cumprimentam com beijo, se abraçam, elogiam coisas que só elas notam como os 2 dedinhos a menos no cabelo da amiga ou a variação discreta de cor, os 500 gramas perdidos no peso, a sandália nova, a roupa bacana algumas ainda ousam dizer que a outra está "gostosona" quando a amiga está em forma.
Os homens jamais fazem elogios uns aos outros. Dizer que o outro está bonito com o novo corte de cabelos,nem pensar! "Elogiar homem é coisa de viado, biba, bicha" e vários outros nomes horrendos que classificam homossexuais, aliás homens são ótimos em arrumar nomes esdrúxulos. Por outro lado, eles se encocham, se agarram nas suas bricadeiras de luta, metem a mão no tchananan um do outro e ainda ficam posando de machões... Essa é uma das coisas que mais me intrigam.
Ok, nem todos são tão machistas assim, já conheci homens que se cumprimentavam com beijo no rosto e não eram argentinos e nem russos, eram brasileiros típicos. Tenho um amigo que é bonitão, alto, fortão quase um "pit boy" na aparência (desculpe, amigo sei que você odeia esse rótulo) e tem coragem de reconhecer quando outro cara é bonito sem medo de parecer gay.
Nos últimos tempos tenho percebido que vários homens estão mudando de comportamento em relação a muita coisa para o bem de todos, de nós mulheres que não temos que lidar com trogloditas e para eles próprios também. Mas como nem tudo mudou...outro dia tive de ouvir as seguintes pérolas: "não existe homem fiel, ele sempre vai acabar pegando outra" ou "homem pode trair, porque com homem é diferente". E o pior, essas tosqueiras vieram de um mocinho de 20 anos de idade...que tristeza (para ele mesmo)! Esse com certeza, encocha os amigos e é encochado, banca o machão com as mulheres e se duvidar morre de medo de ser cantado por outro homem (e acabar gostando), talvez esse tipo seja o mais gay de todos.
Será que é tão feio se entregar a esse tipo de mudança? Flexibilizar pensamento e atitude torna um homem menos macho? Se alguns são tão machões por que se pegam tanto? Se é assim prefiro estar próxima dos homens que são meio gays porque são sensíveis assim como as mulheres são meio lésbicas ,segundo Almodóvar, do que desses posam de machos incorruptíveis.


3 comentários:

Anônimo disse...

"Viver num mundo onde as pessoas sejam sensíveis", eis um dos meus abstratos sonhos de consumo. Por que será que é tão difícil pra alguns demosntrar afeto e sensibilidade sem se preocupar com rótulos?
Salvo Almodóvar, Chico Buarque e o Pablo el Diablo, praticamente todos os outros homens que conheço tem vergonha (ou medo) de contemplar a vida e os amigos com sensibilidade. É uma grande pena.

Anônimo disse...

Esses trogloditas são tão toscos que chegam a ser engraçados. Mas o pior, para eles, é que terão sempre que se contentar com as mulheres mais vazias e insossas - pq eles mesmos excluem as mais fantásticas, divertidas e inteligentes com seus "comentários desconcertantes".

Anônimo disse...

Pois é... graças aos céus que a mentalidade masculina está mudando... Eu tenho orgulho de falar que meu atual e meu ex namorado são homens sensiveis, que sabem tratar uma mulher, q sabem ser "machos" sem ser babacas... Realmente tenho muito orgulho disso... quanto aos q acham q é boilice demostrar sensibilidade ou que conseguem reconhecer quando um cara é "tipão", eu só tenho à lamentar mesmo...

pisc pisc